A sua empresa está preparada para entrega do eSocial que será obrigatório em julho de 2018?
- ACR Tech Consultoria
- 13 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Alterações Sistema - NF-e / NFC-e Versão 4.00

A partir de 02/07/2018 o layout da Nota Fiscal Eletrônica versão 3.10 será desativado, entrando em vigor a versão 4.00 da NF-e e NFC-e.
Já está por dentro da NF-e 4.0? Durante o ano de 2018, haverá mudanças na emissão de notas fiscais e, em junho, o ambiente de homologação estará fechada. Se você vende produtos (bens e mercadorias), deve ficar ligado nas alterações do documento. A ACR Tech Consultoria ajuda você a entender o novo layout da nota.
Entenda a nova versão da NF-e 4.0 e o fim da NF-e 3.10
Depois de três anos, a “cara” da nota fiscal eletrônica (NF-e) vai mudar, divulgada em novembro de 2016 pela Encat (Coordenação Técnica do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais) estabelece um novo layout da nf-e 4.0 para o documento fiscal, emitido em operações envolvendo produtos. Isso quer dizer que é uma nova versão da forma como serão organizadas as informações no arquivo XML da nota fiscal.
Vamos tentar detalhar.
A nota fiscal eletrônica só existe digitalmente: é um arquivo eletrônico no formato XML, que carrega as informações de uma operação organizadas de forma estruturada. Essa estrutura de um arquivo XML recebe o nome de layout.
A nova versão do documento fiscal é fruto da mais significativa mudança promovida na NF-e nos últimos anos e obedece a uma política do Encat de só mexer no layout da nota quando há necessidades de alteração acumuladas.
A razão para isso é bastante fácil de compreender, pois cada modificação acaba exigindo ajustes tanto nos sistemas emissores quanto nas secretarias estaduais da Fazenda e nas próprias empresas que diariamente utilizam o documento em operações de compra e venda de mercadorias.
NF-e 4.0: Prazo para as mudanças em 2018
Desde 2014, a versão em uso é a 3.10, mas o novo layout da NF-e 4.0 já tem cronograma para entrar em vigor. A partir de 1º de junho/2018, será iniciado o ambiente de homologação.
Quem deve se preocupar com a mudança?
Quem utiliza de tecnologias ultrapassadas e não migrar para a NF-e 4.0 até o prazo limite estabelecido, não poderá mais emitir os documentos fiscais. Na prática, isso significaria ficar irregular em caso de uma venda ou compra descoberta de nota fiscal.
Prepare-se para a NF-e 4.0:
Neste artigo, falamos sobre as principais mudanças na emissão de notas fiscais promovida pela atualização de seu layout.
A estimativa é que haja 1,3 milhões de empresas emissoras de NF-e no Brasil. Todas elas terão que adaptar seus sistemas ao novo padrão.
Se você já faz uso da tecnologia e está fora dos padrões solicitados pelo governo, aproveite agora para alterar e se encaixar nas normas, assim possibilita estabelecer um período de transição confortável e seguro. Lembrando que a correção no documento é fundamental para prevenir problemas com órgãos de fiscalização e para tornar a tomada de decisão na sua empresa mais simples e eficiente.
Agende uma visita e saiba mais:
Alex Costa Ramos | Gestor de Negócios
Fone: (19) 99906.8686
Comments